segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Alunos e alunas do Colégio Ypiranga elaboram propostas de melhorias para o bairro 2 de Julho

O Plano de Bairro 2 de Julho realizou uma Oficina com quinze alunos/as do Colégio Estadual Ypiranga, que debateram e indicaram propostas de melhorias para o bairro na tarde da última quinta-feira, 10 de  novembro, na sede do Colégio, localizado na rua do Sodré.

Alunos/as do Colégio Ypiranga participam de Oficina de Propostas do Plano de Bairro 2 de Julho


Através do uso de imagens do bairro 2 de julho, os/as alunos/as inicialmente debateram sobre o bairro onde estudam e onde alguns também moram. Os/as participantes apontaram, em especial, referências ao passado, à memória e infância; à beleza e cultura do bairro; à importância do Colégio Ypiranga no seu cotidiano; a processos coletivos de resistência e união da comunidade; a problemas com lixo acumulado, insegurança e esvaziamento da população; além de menção a interesses econômicos privados no bairro e a importância de comunidades vizinhas, como a Gamboa de Baixo. Na atividade, os assuntos discutidos foram relacionados ao direito a uma vida digna, a um bairro melhor e ao direito à cidade


Painéis informativos usados durante a Oficina, com mapeamento das principais potencialidades e dos problemas do bairro


Participantes analisam painéis de informações sobre o bairro
Durante os debates ocorridos na Oficina, foram utilizados painéis informativos com mapeamento  das principais características, potencialidades e problemas do 2 de Julho, a partir de dados da pesquisa do Plano de Bairro.

Desse modo, a partir das suas próprias vivências no bairro, os/as alunos/as priorizaram no debate os temas de educação, habitação, vazios urbanos, espaços públicos, espaços verdes, lazer, segurança, mobilidade e desigualdade social.






Grupo debate as propostas de melhorias
Por fim, os/as participantes apresentaram propostas de melhorias para o bairro, das quais se destacam: creche pública na Ladeira da Preguiça; parque com quadra de esportes no vazio urbano entre a rua do Sodré e a Av. Carlos Gomes; centro de apoio social para a população vulnerabilizada do bairro; moradia social e espaço cultural; e o “Espaço Bibliodigital”, espaço educativo que uniria biblioteca e lan house pública de acesso e inclusão digital, na área central do bairro.



Panfleto de divulgação da Oficina no Ypiranga 
O uso dos vazios urbanos do bairro foi considerado pelos/as participantes como importante para que algumas propostas fossem efetivadas. Os vazios urbanos são espaços sem uso, construídos ou não, em terras públicas ou privadas, que ao serem retidas desfavorecem a coletividade e a função social da propriedade e da cidade. As sugestões dos/as alunos/as do Colégio Ypiranga se somarão às de outros moradores do bairro durante a realização das Oficinas de Propostas.

O Plano de Bairro 2 de Julho é um projeto de extensão desenvolvido desde 2014 em parceria com movimentos, organizações e moradores do bairro, pelo Grupo de Pesquisa Lugar Comum da Faculdade de Arquitetura da UFBA. Durante o projeto, alunos/as do Ypiranga já participaram de diversas atividades, como as oficinas de vídeo e da cartografia social. 


Turma de participantes da Oficina de Propostas e equipe do Plano de Bairro 2 de Julho

Nenhum comentário:

Postar um comentário